terça-feira, 3 de agosto de 2010

Segredos!

É muito comum vermos tutoriais e pequenos vídeos ensinando pintar paisagens e flores. Não sei o motivo desta diversidade e da falta de vídeos explicando como fazer pinturas da figura humana. Aqui nesta postagem tentarei dar algumas dicas retiradas de artístas digitais, mas que servem perfeitamente para a pintura tradicional.
Esboço: Na fase do esboço é comum marcarmos somente as linhas principais. Mas o mais adequado é marcarmos também as áreas de sombras.



















Reparem que as marcações de luz e sombra estão presentes. O risco na tela deve ser refeito com um meio-tom escuro da pele. O próximo passo é fazer uma "aguada" com o meio-tom mais claro da pele e cobrir a imagem toda(caso haja imagens de fundo pintar só o corpo).




















Agora comessa-se a pintura em si. os tons da pele vão sendo criados pelas tonalidades escuras. Parta da área mais escura para as mais claras fazendo transições suaves.
















O uso de transparências é útil. Repare que não há definições nítidas aqui e que um fundo meio gris foi criado pra contrastar a pintura.





















Agora as transições precisam ser esmaecidas e as linhas de esboço sumir.


High Light e Down Light. Agora é hora de reforçar os claros e os escuros da imagem.



















Por fim é preciso corrigir os tons e acrescentar detalhes como pêlos e sardas. Ao final teremos algo assim:




















Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário